Atividade Extras

Balé

O Ballet é uma modalidade da dança adotada na educação infantil que traz um enriquecimento de possibilidades motoras para alcançar um desenvolvimento integral. A dança é repassada com atividades que transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.

São utilizados passos de balé clássico, mas a ênfase maior se dá a partir do conhecimento das diversas possibilidades corporais diante de desafios enfrentados pelas crianças no decorrer das aulas. O centro das atividades é a criança, seu interesse e sua expressão corporal são relevantes à aquisição de novas habilidades motoras pertinentes ao seu nível de desenvolvimento.

As aulas são complementadas com atividades ginásticas, que propiciam também um aumento do acervo motor. Assim a criança pode compreender o seu limite e as suas possibilidades de ação corporal.

Objetivo

Justificativa

As aulas acontecem a partir de atividades lúdicas, onde a criança tem seu primeiro contato com a técnica clássica e noções de uma postura correta. O curso auxilia no desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança como um todo, levando em conta seu mundo imaginário e suas fantasias.

As aulas são complementadas com atividades de ginásticas, que propiciam também um aumento do acervo motor. Assim a criança pode compreender o seu limite e as suas possibilidades de ação corporal.

O Profissional

Será disponibilizada uma Professora de Ballet semanalmente, para enriquecer as atividades das crianças, sendo disponibilizado um horário uma vez por semana para atender as crianças da 2ª e 3ª fase, intercalando grupos.

Uniforme de ballet

O uniforme do ballet é composto por: collant, saia, meia-calça e sapatilha, fornecidos pela Organização Social; Todos estes itens, de preferência, em tons de rosa.

Apresentações

Ao longo do ano serão feitas apresentações nos eventos da escola ou eventos semestrais próprios do ballet. Sempre com aviso prévio aos pais e/ou responsáveis e autorização dos mesmos.




Capoeira

A capoeira, ao longo da sua história, sofreu inúmeras repressões bem como transformações para poder se afirmar no ambiente escolar. Nesse sentido, é apenas em 1930 com a criação e oficialização legal da Luta Regional Baiana6, estruturada a partir de Manoel dos Reis Machado7 e seus discípulos que a capoeira passa a assumir um caráter que possibilita a sua institucionalização, através de um método sistematizado de escrita que poderia ser utilizado em diversas instituições de ensino. O modelo de capoeira criado por Mestre Bimba e seus discípulos passou a ser reconhecido pela sociedade civil, sendo Bimba reconhecido em 1957 pelo ministro da educação como Instrutor de Educação Física.

Passados cinquenta anos após a criação da capoeira Regional é que houve um aumento significativo no número de instituições que passaram a adotar a capoeira como prática. Ambientes como as creches, ao se utilizarem desta prática corporal possibilitam alternativas reais de intervenção pedagógica com crianças em idades que variam do 0 aos 6 anos. Fatores como o movimento, a musicalidade, isto é, elementos que regem a Educação Infantil, associados à capoeira aperfeiçoam as interlocuções entre os saberes e fazeres pedagógicos.

Na escola, tendo por base o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998) MEC, tem por objetivos a formação integral da criança8, bem como as suas identidades. Em detrimento deste Referencial, a capoeira ultrapassa o fator motor, através do trabalho e conhecimento cultural que ela proporciona. Muitas escolas ainda não possuem a dimensão da importância do ensino da capoeira no que tangue os aspectos dos processos de ensino aprendizagem no que diz respeito a uma relação interdisciplinar.

Objetivo

Justificativa

A capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar. Durante as etapas da educação infantil, a criança se depara com um universo novo a cada dia, devendo esta desenvolver-se adquirindo a destreza para transpor obstáculos e se defender diante as ameaças.

O Profissional

Será disponibilizado um Professor de Capoeira semanalmente, para enriquecer as atividades das crianças, sendo disponibilizado um horário uma vez por semana para atender os grupos da 2ª e 3ª fase, intercalando grupos.

Uniforme Da Capoeira

O uniforme do Judô é composto por uma calça branca e uma camiseta branca, fornecido pela Organização Social.

Apresentações

Ao longo do ano serão feitas apresentações nos eventos da escola ou eventos semestrais próprios da capoeira. Sempre com aviso prévio aos pais e/ou responsáveis e autorização dos mesmos.




Judô

O judô é um instrumento eficaz para auxílio no desenvolvimento motor, mental e emocional durante a infância; com uma didática lúdica, recreativa e adaptada para as capacidades de maturação dos alunos.

Com a prática de judô o aluno desenvolve sua concentração, disciplina, educação e limites, aliado ao trabalho de tonificação muscular, equilíbrio, alongamento e coordenação motora. Uma filosofia que não separa o corpo da mente, que vê o ser humano como um todo.

Objetivo

Justificativa

Um ambiente que estimula a tomada de decisões, o espírito em grupo e o companheirismo desde cedo contribui para o desenvolvimento global da criança.

A prática de qualquer modalidade esportiva deve ter como finalidade conservar a saúde, melhorar a disciplina e formar o hábito de recrear-se com coisas sadias.

A prática do Judô tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança, ajudando a desenvolver: coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e amizade.

Por causa dessa influência positiva sobre os aspectos psicomotores, o Judô tem grande importância desde a educação infantil. Sendo inserido de forma lúdica e saudável, respeitando sempre as fases do desenvolvimento da criança, abordando suas respectivas metodologias, lembrando que a criança é uma criança e devemos respeitar seus limites e capacidades.

O Profissional

Será disponibilizado um Professor de Judô semanalmente, para enriquecer as atividades das crianças, sendo disponibilizado um horário uma vez por semana para atender os grupos da 2ª e 3ª fase, intercalando grupos.

Uniforme Do Judô

O uniforme do Judô é composto por um KIMONO, fornecido pela Organização Social.

Apresentações

Ao longo do ano serão feitas apresentações nos eventos da escola ou eventos semestrais próprios do judô. Sempre com aviso prévio aos pais e/ou responsáveis e autorização dos mesmos.







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