Proposta Pedagógica

A Escola Luzia Maria da Conceição Lima oferece à comunidade local a Educação Infantil para crianças de zero a três anos de idade. É um espaço voltado para o desenvolvimento e a aprendizagem, comprometido com os múltiplos e interdependentes aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e sócio-emocional, tendo como referência às diferenças individuais e as possibilidades sócio-educacionais de suas crianças.

Tem como objetivo propiciar um ambiente rico em estímulos e integração para sanar dificuldades básicas, desenvolver a funcionalidade escolar e promover a participação social da criança, ou seja, favorecer o movimento de conquista de espaço, de direcionamento ao outro e ao meio ambiente - condições básicas para a aprendizagem de si, do outro e do mundo ao seu redor.

A proposta foi organizada se baseando na criança, seus valores e os valores da sua comunidade, tendo como referência o roteiro de elaboração do edital, o Referencial Curricular Nacional e o Plano de referência para a educação básica do município de Barueri, para assim compor e implementar a Proposta Pedagógica desta maternal.

Assim, essa Proposta pretende atuar e orientar os funcionários e comunidade da Maternal, quanto aos procedimentos essenciais na sua ação educativa. A intenção é que este trabalho represente uma consistente e significativa contribuição a todos os envolvidos na Educação Infantil.



AUXILIAR EM ENFERMAGEM

A profissional da saúde contribui para a organização do programa de ensino, de forma a "assegurar o máximo de saúde e de contribuição inteligente por parte do escolar", onde nas atividades desempenhadas, a técnica em enfermagem não entra somente em contato com a gestão da escola, mas com toda a família, professores, encaminhamento aos postos de saúde, servindo de elo de comunicação entre eles.

É disponibilizada uma Auxiliar em enfermagem para o acompanhamento do andamento da Maternal durante seu horário de funcionamento, onde a mesma estará apta a desenvolver as seguintes funções: Prestar o primeiro atendimento e encaminhar todas as emergências que ocorrem no ambiente escolar; Estabelecer contato direto com os pais ou responsáveis no caso de necessidade decorrente do primeiro atendimento; Gerenciar e ministrar a medicação dos alunos de acordo com a prescrição médica e autorização dos Pais, para que seja ministrada de forma adequada; Orientar e auxiliar a equipe escolar na questão de não permitir crianças doentes permaneçam na escola; Avaliar os dados obtidos através da ficha cadastral de saúde da criança, para melhor atender as necessidades infantis; Fazer acompanhamento e auxiliando na hora do banho e troca das crianças e; Há também o interesse de promover orientações como ações de saúde e prevenção, junto à equipe pedagógica e a comunidade.


PROFISSIONAL DENTISTA

A Promoção da saúde bucal, no seu sentido mais amplo, e talvez o mais apropriado, é uma ação da melhoria na qualidade de vida das crianças com foco na odontologia. A Saúde bucal é só uma pequena parte de um todo. Da mesma forma, pode-se considerar que a prevenção específica ou o tratamento da doença cárie e gengivite constituem em parcelas da saúde do corpo por inteiro.

A higiene pessoal deve fazer parte dos hábitos diários da criança tanto em casa primeiramente, quanto na escola e devem ser ensinados aos pequenos desde o início de seu desenvolvimento, para que haja a conscientização do cuidado com o próprio corpo e do ambiente em que vive. Como resultado terá a promoção da saúde e autoestima.


NUTRICIONISTA

Durante a infância, a alimentação quantitativa e qualitativamente adequada é essencial para garantir o desenvolvimento e o crescimento da criança, uma vez que proporcionam energia e nutrientes necessários à manutenção da saúde e ao bom desempenho de suas funções fisiológicas.

É disponibilizada uma Nutricionista uma vez por semana, para verificação da alimentação escolar, onde a mesma prepara os cardápios, realiza os pedidos de consumo garantindo qualidade na oferta dos produtos as crianças e uma maior oferta de alimentos, cores e técnicas de preparo. Também consegue acompanha a equipe de merendeira, orientando as sobre as técnicas necessárias. Esse fato colabora a influência e a importância da Nutricionista no âmbito escolar, monitorando a qualidade da oferta alimentar de modo a contribuir para o atendimento das necessidades nutricionais, bem como formação de hábitos alimentares saudáveis pelos escolares.


PSICOPEDAGOGA

Com o passar do tempo, a Psicopedagogia vem ganhando espaço na Educação. Dentro ou fora das instituições de ensino, educadores têm se debruçado sobre questões afins à aprendizagem e à afetividade, temas básicos da área.

O psicopedagogo também pode facilitar o relacionamento do indivíduo com a realidade que enfrenta no seu ambiente de trabalho, oferecendo alternativas para enfrentar as dificuldades do cotidiano com as crianças de forma a promover um melhor desempenho em sua função enquanto educador.

É disponibilizada uma Psicopedagoga uma vez por semana para visitar a maternal, onde terá encontros com as educadoras, no intuito de verificar os casos de crianças que requerem maior atenção, assim como poderá ser marcado encontros com os pais para desenvolver em conjunto ações que possam melhorar o desenvolvimento da criança e fazer encaminhamentos.

Este profissional será disponibilizado para proporcionar palestras de orientações e prevenções aos pais ou responsáveis das crianças. Assim como a equipe escolar também terá encontros com a profissional para receberem informações que contribuíram com sua formação.



PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA

Com intuito de chegar o mais próximo disso, oferecemos um diferencial contando com um profissional da saúde que possa corresponder a essa promoção da saúde, tendo um olhar acima de tudo global da criança, zelando pela saúde da criança e da saúde de quem cuida da criança (equipe) para incentivar um ambiente harmonioso e propicio para um desenvolvimento saudável.

É disponibilizada uma Fisioterapeuta uma vez por semana que contemplarão o estudo, planejamento e organização das estratégias; a intervenção seja ela direta ou indireta, com as crianças ou equipe; e a compilação dos dados e relatório final. Podendo fazer encaminhamento se se fizer necessário.



ASSISTENTES DE MATERNAL QUE ESTUDAM PEDAGOGIA

Executar serviços de atendimento às crianças em suas necessidades diárias, cuidando da alimentação, higiene, recreação, repouso e outras tarefas correlatas; participar sob orientação do pedagogo do planejamento, elaboração e execução das atividades de educação infantil; recepcionar as crianças na entrada e saída, organizar o material didático e de recreação; orientar as crianças na formação de hábitos de higiene, em boas maneiras e na adaptação e bem estar; controlar a frequência e o material individual de cada criança; ajudar a servir a alimentação; cuidar e orientar na hora do banho, orientando-as a se vestir, calçar, se pentear, escovar os dentes e organizar seus pertences; acompanhar brincadeiras, controlar horários de repouso, promover atividades recreativas e lúdicas utilizando jogos e brincadeiras em grupo; executar outras atividades correlatas atribuídas pelo superior imediato.









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